sexta-feira, 17 de abril de 2009

Reflexão Mod.19

Módulo 19
Tableaux de Board


A complexidade de gerir uma empresa no ambiente de competitividade dos dias de hoje, exige que os gestores sejam capazes de ter uma visão do desempenho de diversas áreas da empresa, simultaneamente e sob diferentes perspectivas, sempre com a informação centralizada, para não correm o risco de ela estar dispersa e difusa.
Ainda nos tempos de hoje a grande maioria das empresas continua a utilizar folhas de cálculo para o planeamento e controlo de gestão. A grande vantagem desta nova funcionalidade “Tableaux de board”, é que disponibiliza aos gestores um conjunto de ferramentas de análise, que lhes permite realizar as análises de uma forma interactiva, avançada e em tempo real.
Este tipo de tableaux de board, reúne 2 tipos de Tableau de Board; o Financeiro e o Bancário. Ambos poderão ser totalmente configurados com as rubricas que cada Gestor pretende visualizar para a sua análise. O Tableau de Board Financeiro possibilita a visualização e impressão dos saldos de vendas, compras, recebimentos, pagamentos, clientes conta corrente, fornecedores conta corrente, clientes com letras, fornecedores com letras, empréstimos bancários, prazo médio de recebimentos, prazo médio de pagamentos, entre outros.
Para aceder às disponibilidades e às responsabilidades podemos criar um Painel de Bordo Bancário. Que permite visualizar e imprimir as Disponibilidades – contas de depósitos à ordem/prazo, contas de caixa, cheques para depósito, movimentos periódicos a receber e movimentos pré-datados a receber e as Responsabilidades – movimentos pré-datados a pagar, contas correntes caucionadas, movimentos periódicos a pagar e movimentos pré-datados a pagar.
Mas o tableaux de board pode ser utilizado em qualquer empresa, visto ser uma ferramenta que em qualquer ramo profissional é muito útil., pois não monitoriza e mede apenas as actividades financeiras da empresa, pode ser aplicado à medição dos sectores produtivos, de qualidade, administrativos, logísticos. Estas medições são feitas a partir de indicadores previamente definidos, objectivos, Definição de parâmetros de avaliação, indicadores de desempenho, avaliação de desempenho, custo com os colaboradores em toda a cadeia logística, custos com os equipamentos, custos com a manutenção, custo com Outsourcing e outros serviços, a produtividade dos equipamentos e o grau da sua utilização, nível dos stocks, o tempo de operação, custos com o transporte, o custo com o frete, o desempenho do fornecedor, entre outros, como podem ver um tableaux de board é uma ferramenta de muita importância numa empresa.
Assim uma empresa que tenha, mas principalmente que saiba trabalhar com um tableaux de board, tem mais facilidade de controlar e gerir toda a empresa em tempo real.
Eu pessoalmente nunca tinha trabalhado com um tableaux de board, mas durante esta formação fizemos um trabalho de grupo em Excel (que por este facto ira anexado a esta reflexão para que possam ver o trabalho) onde pude perceber melhor a sua funcionalidade, e com isso tenho uma certeza um dia se numa empresa me perguntarem se sei trabalhar com um tableaux de board eu posso pelo menos dizer que tenho algumas ideias de como se faz, uma experiencia que me pode ser extremamente útil a nível profissional.
Até agora foi um dos módulos que me fez sentir mais realizada, e com mais vontade de aprender logística. Para ser sincera com o decorrer deste curso tenho cada vez mais certeza de que é realmente uma área que me faz sentir bem profissionalmente.
Para terminar tableaux de board uma ferramenta que com certeza um dia a nível profissional me ira dar muito jeito.