domingo, 18 de janeiro de 2009

O computador

O computador

Qualquer sistema informático necessita obrigatoriamente de 2 componentes básicos, o Hardware e o Software.
O Hardware, circuitaria, material ou farra mental é a parte física do computador, melhor dizendo é o conjunto de componentes electrónicos, circuitos e placas que se comunicam através de barramentos.
Enquanto o Software ao contrário do Hardware é a parte lógica, melhor dizendo é o conjunto de instruções e dados processados pelos circuitos electrónicos do Hardware.
Toda a interacção dos usuários de computadores é realizada através do Software, sendo a camada colocada sobre o Hardware que transforma o computador em algo útil para o ser humano.
Para alem de todos os componentes que um computador precisa, ele também precisa do Software sem o qual não funcionava.
O software mais importante para o computador é o Sistema Operativo.
Para além do sistema operativo existem mais Softwares, como por exemplo o Microsoft Office, Nero, Photoshop, Messenger entre outros.
Dentro do Microsoft Office existem vários Softwares como por exemplo o Word, Excel, PowerPoint, Outlook entre muitos mais.
O Nero e um sistema de gravador de multimédia.
O Photoshop e um sistema que serve para editar fotos.
O Messenger é um sistema de vídeo-conferência.
O sistema operativo nada mais é que o contacto pessoal ao computador, pois assim consegue-se guardar arquivos e programas sem nenhum problema. Mas é o sistema mais importante no computador como referi anteriormente.
Como referi anteriormente o computador para funcionar necessita não só do Software mas também do Hardware.
Pois para o computador funcionar necessita de algumas conexões físicas que permitam que os componentes de Hardware se comuniquem e se inter-relacionem.
Assim o barramento constitui um sistema comum de interconexão, que é composto por um conjunto de vias que coordenam e transportam as informações entre as partes internas e externas do computador.
As conexões para comunicação em serie são feitas através de um cabo ou um grupo de cabos, utilizados para transferir informações entre a CPU e um dispositivo externo, como por exemplo o Rato, o Teclado, um Modem, um Scanner e a Impressora.
Este tipo de conexão transfere um bit de dados de cada vez.
A vantagem de transmissão em serie é que é mais eficaz a longas distâncias.
Existem vários tipos de Hardwares como por exemplo, a CPU, o monitor, o rato, o teclado, a placa de vídeo, a impressora, o scanner, a placa de som, a webcam, o microfone, o joystick, as caixas de som e o modem.
Para simplificar isto tudo escrito pode-se dizer que o Software são programas ou sistemas enquanto o Hardware são componentes físicos.
Como escrito em cima há muitos softwares, dependendo da área que se trabalha cada empresa deve escolher os softwares que se atapetem as suas funções.
Por exemplo agora que estou neste curso de formação os softwares que mais utilizo são os de Microsoft Office dentro desse software utilizo mais o Word, Excel e o PowerPoint.
Mas por exemplo dependendo de empresa para empresa podem haver diferenças.
Tais como:
O comércio utiliza mais o software de gestão empresarial, stocks e recursos humanos, assim como as fabricas, a indústria, indústria alimentar.
Contabilistas utilizam mais o software de contabilidade.
Advogados utilizam mais o processador de texto Word.
Nas redacções de jornais os mais utilizados são o Web desing, processador de texto, e o Photoshop.
Recepcionistas e secretarias utilizam mais o processador de texto Word, a folha de cálculo Excel.
Como visto cada empresa usa o software mediante a necessidade da mesma.
Para terminar nem o Software faz nada sem o Hardware, nem o Hardware faz nada sem o Software, assim o Hardware e o Software tornam-se num só e formam o computador pronto a ser utilizado.

Reflexão Planos Estratégicos e Operacionais

No fim do módulo 5 cheguei a conclusão que a elaboração de um plano de negócios numa empresa é algo muito importante a mesma.
Pois através do plano de negócios é possível saber sé essa dita empresa pode ter sucesso ou não, se é uma empresa com fins lucrativos ou não, sé é uma empresa competitiva no mercado, quais os seus pontos fortes e fracos, quais as suas oportunidades e ameaças.
Assim essa empresa fica a saber se vale a pena investir no negócios, ou sé esse negocio apenas lhe trará problemas futuros, e todo o investimento fica sem ser recuperado.
È que sé a empresa souber antes de abrir um negocio, sé esse vai dar lucro ou não, é lógico que não irá para a frente com um negocio que a partida está condenado a morte.
Mas o plano de negócios não serve apenas para que a empresa saiba se vai ter lucro ou não, também serve para a empresa saber onde investe mais dinheiro, e assim sé a empresa começar a ter alguns problemas ela sabe sempre onde pode poupar mais.
Mas para que um plano de negócios seja confiável, é essencial ser realista e seguir alguns passos antes de chegar ao plano de negócios, também temos de ter em conta todas as possíveis dificuldades, para que estes factos possam ser traduzidos nas projecções financeiras.
Antes do plano de negócios devemos tomar algumas decisões do âmbito estratégico e operacional, importante para a empresa, tais como;
A localização da empresa, a sua actividade, qual a dimensão de espaço que a empresa necessita, a escolha dos equipamentos, sé é melhor comprar a propriedade ou alugar ou mesmo a sua construção de raiz, decisões em relação a alguns serviços sé é mais vantajoso serem internos ou externos, quais os recursos humanos a serem contratados, seleccionar os fornecedores e outros parceiros de negocio isto são tudo decisões a longo prazo, depois temos as decisões a curto prazo, que são;
Como vai ser a recepção e expedição da mercadoria e a contratação pontual de operadores de armazém, embora seja uma decisão a curto prazo pois pode ser alterada a qualquer momento é também uma decisão importante numa empresa.
Depois de decisões de âmbito estratégico e operacional temos o planeamento e gestão estratégica, onde temos vários pontos a analisar, que são;
Conceitos básicos, conceitos de planeamento, importância do processo de planeamento, fazes do planeamento, plano estratégico e o plano operacional.
O que eu aprendi sobre o planeamento e gestão estratégica é que a empresa consegue saber através de estudo de mercado os seus pontos fortes, fracos, as suas oportunidades e as suas ameaças.
A seguir temos o plano de negócios, onde vamos conseguir saber os objectivos de um plano de negócios, a componente de um plano de negócios, a programação das actividades a chamada técnica de GANTT e por fim a programação da actividade a chamada técnica de PERT.
Com o plano de negócios concluído passa-se ao plano de negócios logístico, onde temos como objectivo calcular os objectivos do plano de negócios logístico, os elementos integrantes de um plano logístico e os sistemas de avaliação de alternativas ou mais conhecido por A ARVORE DE DECISÔES.
Para terminar com sucesso o plano de negócios, temos as opções estratégicas em logística, que têm vários pontos a seguir, que passo a citar;
Especificidades de armazenagem relativos à gama de produtos da empresa, a evolução das necessidades do espaço de armazenagem, os custos em dinheiro que representam a empresa, a escolha do equipamento de armazém e dos sistemas de informação a implementar, os critérios de escolha, a grelha de avaliação e por fim a avaliação da localização de mais de um centro de distribuição ou melhor dizendo o CONCEITO DE REDE.
Com isto tudo dito em cima o plano de negócios é fundamental numa empresa para poder saber o seu futuro, mas o seu principal objectivo é quando uma empresa pretende obter financiamento, assim a empresa consegue promover a sua proposta de negócio e demonstrar aos potenciais investidores a elevada rentabilidade e segurança.
Através dos conceitos e das análises consegue-se tomar decisões quanto ao futuro de uma empresa, tomando como referencia o passado, a situação actual face ao mercado, aos clientes e à concorrência, assim identifica-se os riscos e prevê-se um conjunto de intervenções que permita minimizar ou mesmo evitar algum problema, para isso é preciso rever os pontos fortes e fracos de um negocio e identificar os seus factores críticos de sucesso, também é preciso reorganizar a financiamento rentável de acordo com os objectivos perseguidos.
Assim é preciso fazer uma avaliação interna e externa, melhor dizendo os pontos fortes e fracos, as ameaças e as oportunidades, para processo de tomada de decisão e de afectação de recursos.
Para além de todos os processos ditos em cima para fazer um plano de negócios, os principais componentes de um plano de negócios, são;
Sumario executivo, definição exacta do produto/ processo a desenvolver, análise dos factores ambientais (externos) relevantes a concorrência e os potenciais clientes, planeamento da sua operacionalização, definição da equipa de gestão, avaliação de oportunidades e ameaças e o planeamento financeiro de todo o processo.
Seguindo todos estes passos consegue-se saber toda a disponibilidade financeira que uma empresa tem, se consegue ser competitiva no mercado ou se está condenada a morte.
Foi isso que nós fizemos no nosso tema de vida, passo a explicar o nosso tema de vida é a criação de uma empresa de distribuição e transportes ibéricos.
A nossa empresa chama-se Futurlog é uma empresa na área dos transportes e distribuição de mercadorias, a nossa sede encontrasse no distrito de Viseu em Portugal, mais precisamente na Zona Industrial de Coimbrões.
Prestamos serviços em toda a península ibérica, onde a nossa maior actividade económica esta no serviço B2B (de empresas para empresas), principalmente empresas interessadas num serviço de qualidade, eficiente, rápido e a um preço que satisfaça a necessidade de todos.
Alem disso a Futurlog, têm 3 tipos de serviços adaptados as necessidades dos nossos clientes, o serviço expresso, a grupagem e cargas completas, utilizando 3 tipos de transportes diferentes, para cargas de grande quantidade teremos a disposição um dos nossos camiões, para cargas médias teremos um dos nossos furgões e para cargas de tamanho mais pequeno teremos uma das nossas carrinhas.
Com o aumento da crise, verificamos que a procura de transportes de mercadorias, a preços acessíveis mas de qualidade tem vindo a aumentar nos últimos tempos. Então nós decidimos construir uma empresa que se adapta-se as necessidades da procura, como a nossa empresa é constituída por 14 sócios, os quais todos fazem parte dos recursos humanos da empresa, temos então assim a possibilidade de efectuar melhores preços, pois teremos uma redução de custos com pessoal possibilitando uma melhor actuação no mercado a preços mais baixos.
Para que conseguisse-mos chegar a esta conclusão, foi elaborado um plano de negócios. Mas para essa elaboração foi preciso muita pesquisa de mercado e consciência no momento da escolha certa de actuarmos no mercado, não somente como empresa mas também como consumidores, depois de muita pesquisa verificamos que o melhor para o inicio da actividade seria optar pelo leasing para todo o investimento, assim desde os transportes até as maquinarias necessárias foi alugada a leasing, tendo poupado assim um investimento inicial de 619.330,00 €, podendo pagar em 5 anos uma totalidade anual de 147.161,72 €.
Com este plano de negocio podemos verificar que a nossa empresa consegue obter assim melhores preços por KM que algumas empresas já existentes no mercado dos transportes e distribuição, sendo assim competitiva no mercado.
Antes de dar este módulo não fazia a mínima ideia do que era e para que servia um plano de negócio, agora que terminamos precedo que é um processo muito importante numa empresa.
Para mim foi muito importante aprender a elaborar um plano de negócios e saber todos os passos necessários para essa elaboração, pois futuramente pode vir a ser-me muito útil tanto na minha vida pessoal e privada como profissional.
A conclusão chegada é que um plano de negócios é, e será sempre fundamental para a sobrevivência de uma empresa tenha ela capital próprio ou não, pois caso tenha capital próprio se quiser financiamento é muito mais fácil de conseguir mostrando a solvabilidade da empresa, mas também serve para uma empresa que não esteja muito bem de “saúde” assim tem a possibilidade de saber o que esta mal, mas também é importante para um negócio inicial que foi o caso da nossa empresa do tema de vida.
Ou seja o plano de negócios é fundamental em qualquer empresa e em qualquer situação.

Direitos e Deveres Humanos

Direitos e Deveres Humanos



Será que numa sociedade de cinismo, hipocrisia e onde os humanos só pensam no EU em vez de pensarem no NÒS, há direitos e deveres humanos?

Sejam solidarios com o proximo, pois o proximo pode ser um de nós.
Deixem a inveja de lado e o racismo pois sejamos brancos, pretos, amarelos ou de outra raça qualquer, somos todos ser humanos iguais.
E pensem em ajudar, em conviver, em fazer alguma coisa para melhorar o mundo em que vivemos.