domingo, 18 de janeiro de 2009

O computador

O computador

Qualquer sistema informático necessita obrigatoriamente de 2 componentes básicos, o Hardware e o Software.
O Hardware, circuitaria, material ou farra mental é a parte física do computador, melhor dizendo é o conjunto de componentes electrónicos, circuitos e placas que se comunicam através de barramentos.
Enquanto o Software ao contrário do Hardware é a parte lógica, melhor dizendo é o conjunto de instruções e dados processados pelos circuitos electrónicos do Hardware.
Toda a interacção dos usuários de computadores é realizada através do Software, sendo a camada colocada sobre o Hardware que transforma o computador em algo útil para o ser humano.
Para alem de todos os componentes que um computador precisa, ele também precisa do Software sem o qual não funcionava.
O software mais importante para o computador é o Sistema Operativo.
Para além do sistema operativo existem mais Softwares, como por exemplo o Microsoft Office, Nero, Photoshop, Messenger entre outros.
Dentro do Microsoft Office existem vários Softwares como por exemplo o Word, Excel, PowerPoint, Outlook entre muitos mais.
O Nero e um sistema de gravador de multimédia.
O Photoshop e um sistema que serve para editar fotos.
O Messenger é um sistema de vídeo-conferência.
O sistema operativo nada mais é que o contacto pessoal ao computador, pois assim consegue-se guardar arquivos e programas sem nenhum problema. Mas é o sistema mais importante no computador como referi anteriormente.
Como referi anteriormente o computador para funcionar necessita não só do Software mas também do Hardware.
Pois para o computador funcionar necessita de algumas conexões físicas que permitam que os componentes de Hardware se comuniquem e se inter-relacionem.
Assim o barramento constitui um sistema comum de interconexão, que é composto por um conjunto de vias que coordenam e transportam as informações entre as partes internas e externas do computador.
As conexões para comunicação em serie são feitas através de um cabo ou um grupo de cabos, utilizados para transferir informações entre a CPU e um dispositivo externo, como por exemplo o Rato, o Teclado, um Modem, um Scanner e a Impressora.
Este tipo de conexão transfere um bit de dados de cada vez.
A vantagem de transmissão em serie é que é mais eficaz a longas distâncias.
Existem vários tipos de Hardwares como por exemplo, a CPU, o monitor, o rato, o teclado, a placa de vídeo, a impressora, o scanner, a placa de som, a webcam, o microfone, o joystick, as caixas de som e o modem.
Para simplificar isto tudo escrito pode-se dizer que o Software são programas ou sistemas enquanto o Hardware são componentes físicos.
Como escrito em cima há muitos softwares, dependendo da área que se trabalha cada empresa deve escolher os softwares que se atapetem as suas funções.
Por exemplo agora que estou neste curso de formação os softwares que mais utilizo são os de Microsoft Office dentro desse software utilizo mais o Word, Excel e o PowerPoint.
Mas por exemplo dependendo de empresa para empresa podem haver diferenças.
Tais como:
O comércio utiliza mais o software de gestão empresarial, stocks e recursos humanos, assim como as fabricas, a indústria, indústria alimentar.
Contabilistas utilizam mais o software de contabilidade.
Advogados utilizam mais o processador de texto Word.
Nas redacções de jornais os mais utilizados são o Web desing, processador de texto, e o Photoshop.
Recepcionistas e secretarias utilizam mais o processador de texto Word, a folha de cálculo Excel.
Como visto cada empresa usa o software mediante a necessidade da mesma.
Para terminar nem o Software faz nada sem o Hardware, nem o Hardware faz nada sem o Software, assim o Hardware e o Software tornam-se num só e formam o computador pronto a ser utilizado.

Nenhum comentário: