sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Reflexão do Purchasing

Agora que terminamos o modulo 6 da área tecnológica (purchasing), consigo perceber que algumas coisas, tão simples como o fazer compras na internet, é uma actividade muito importante, para que uma empresa consiga entrar no mundo da globalização.
Nós na aula tivemos o exemplo da empresa Rangel.
Mas onde o meu marido costuma comprar produtos electrónicos na “ Farnell”, que é uma empresa sediada em Espanha, que trabalha através da internet.
Agora percebo que se não fosse essa empresa trabalhar pela internet o meu marido nunca tinha conseguido comprar materiais a mesma.
E que se ela não tivesse uma página de internet onde vende materiais electrónicos, tanto a nível de B2B como de B2C, que é o mesmo que dizer que vende tanto de empresa para empresa como também de empresa para cliente final, não seria possível a essa empresa entrar no mundo da globalização.
O B2B também pode ser conhecido por, e-procurement, que pode significar muitas coisas mas ao nível mais baixo significa a existência de comunicação assíncrona entre duas entidades conhecidas (Business to Bussines), que interagem entre elas através de um relacionamento comercial previamente estabelecido.
A implantação do e-procurement em sistemas de informação teve inicio nos sistemas EDI, onde rapidamente se tornaram num standard.
O EDI permite a troca de informação entre duas ou mais organizações.
Mas estando no mundo das novas tecnologias ela consegue mesmo estando sediada em Espanha, vender para todo o mundo e para todo o tipo de pessoas, sejão elas empresas os mesmo um simples cliente a procura de materiais electrónicos aos melhores preços do mercado.
Para alem de conseguir uma vasta gama de clientes por todo o mundo, da aos seus clientes um serviço de excelência, permitindo que todos os seus clientes consigam a partir da internet ter acesso e saber por onde anda a sua encomenda desde o ponto de saída até chegar até si.
Mas esta empresa com estas novas tecnologias, não afecta apenas a comercialização de bens e serviços de excelência, ela afecta também a forma de organizar e gerir a sua empresa, oferecendo alternativas de comunicação, coordenação e controle que se não tivesse as novas tecnologias não tinha, pois estariam fora do alcance do administrador e das suas equipas e parceiros de negócios.
É que com essas novas tecnologias, a Farnell consegue ter mais parceiros de negócio, o facto de uma empresa ter bons parceiros de negócio, essa consegue atingir com mais facilidade os seus objectivos.
Por trabalhar com a internet, através do e-procurement consegue com isso, estabelecer uma via de comunicação bidireccional, entre os compradores e fornecedores, baseada numa plataforma Web, onde consegue, obter muitas vantagens em relação as outras empresas que pararam no tempo. Como por exemplo:
- Consegue reduzir os custos de compra, obtendo assim mais clientes;
- Consegue reduzir os custos com os recursos humanos, obtendo assim mais lucro;
- Consegue melhorar a administração na cadeia de suprimento, obtendo assim mais lucro,
- Consegue ampliar o mercado, obtendo assim mais clientes;
- Tem uma melhor comunicação com os clientes, obtendo assim a satisfação dos mesmos;
- Consegue reduzir a perda de tempo de um departamento para o outro, obtendo assim mais tempo para aquilo que a empresa realmente precisa;
- Consegue reduzir o tempo de entrega do produto ao cliente, obtendo assim o seu contentamento e satisfação
- Permite que o cliente consiga ter o acompanhamento da sua encomenda desde o sítio de saída até a sua entrega, obtendo assim a sua satisfação
- Tem uma redução da logística interna no tratamento do material ou serviços adquiridos
- Os profissionais pelo procurement focalizam-se em tarefas mais estratégicas para a organização
- Uma redução de erros de processamentos de requisições e respectivas informações contabilistas
- A empresa tem menor risco no investimento
Com estes serviços todos descritos em cima, esta empresa consegue que todos os seus clientes fiquem servidos com os melhores preços e serviços, mas conseguindo obter lucro e progressão no mundo da globalização de empresas.
Alem disso uma empresa de excelência, consegue que os seus fornecedores queiram ser seis parceiros de negócio, o que torna esta empresa uma empresa de competição no mercado mundial.
Assim verifico que o impacto que a internet numa empresa pode causar, é fundamental para os negócios dessa, pois o que se prevê futuramente, é que todas as empresas que tiverem negócios pela internet, safam-se as que não tiverem estão condenadas a morte, futuramente todas as transacções entre empresas e mesmo entre clientes, serão exclusivamente realizadas por computadores, que de acordo com estratégias definidas por humanos, negociam em um market-space virtual.
Esta visão considera as transacções entre empresas, estritamente racionais, que se houver uma tecnologia adequada disponível, pode-se realizar por máquinas.
Se pensarmos nos dias de hoje, mesmo com a ainda pequena procura pela internet nos negócios entre empresas ou mesmo de empresas para clientes, já da para perceber claramente a redução da necessidade da presença física, e da interacção pessoal nos relacionamentos entre clientes e empresas, muitas empresas reduziram o número de pessoas, nos processos de venda e de compra, e começaram a utilizar mais a comunicação electrónica para esses efeitos.
Essa evolução tem levado a automatização das actividades em todo o processo, é que a internet acelera esses processos ao reduzir os tempos, e assim a empresa fica com mais tempo para aquilo que é mais importante para ela.
Antes de ter dado este modulo, não fazia ideia que uma empresa, vendendo pela internet e disponibilizando um serviço através da internet aos seus clientes, estava a um passo de entrar no mundo da globalização.
Para mim as compras ainda eram feitas a antiga, ou seja dirigia-me a empresa que eu quisesse consoante as minhas necessidades.
E nunca conseguia perceber o porque que o meu marido mandava vir coisas pela internet, em vez de ir as lojas como eu.
Mas agora percebo que as compras pela internet, são um processo vantajoso, alem de o cliente conseguir comprar a um melhor preço, também consegue um bom serviço, e esta a comprar a empresas conceituadas não só no seu pais onde esta sediada, nas sim uma empresa global.
Todo isto não seria possível sem as novas tecnologias.
Como referi anteriormente no módulo 3 (Propriedades e Gestão dos Recursos), da área de formação tecnológica, nesse módulo só aprendi que o outsourcing, era uma parceria com outra empresa com o intuito de trazer vantagens a ambas.
Mas agora com o complemento, das parcerias dadas neste módulo, aprendi que há três tipos de parcerias, a parceria operacional, a parceria tecnológica e a parceria desenvolvida.
Na parceria operacional, ocorre alguma integração decorrente do grande volume de matérias entregues. Algumas técnicas de integração podem ser encontradas, como reposição contínua, entregas frequentes e pré-agendadas e qualidade assegurada dos materiais.
Na parceria tecnológica, há a necessidade de integração surge quando o cliente não tem competências técnicas suficientes para a implementação de um novo produto.
Na parceria desenvolvida, esta é caracterizada quando há integração operacional e logística e tecnológica. As empresas estão preparadas para a troca de produtos, através de processos eficientes e sincronizados com a procura, que visam a optimização de recursos aplicados em transporte, armazenagem e custos administrativos.
As empresas têm que ter em atenção que tipo de parceria se adapta melhor a si.
Estando a parceria com o operador logístico implementada, haverá vários benefícios em eficácia, eficiência e adaptabilidades melhoradas no processo;
Tais como:
· Os clientes terão um produto e serviço mais perto,
· O tempo de ciclo do processo é reduzido,
· O numero de passos e aprovações é reduzido, assim como todas as actividades que não acrescentam valor,
· O custo do processo é reduzido,
· O custo da gestão é reduzido,
Mas para haver alianças estratégicas entre parceiros de negócio, é preciso um relacionamento entre organizações que cooperam entre si, para obtenção de maior valor para a cadeia de abastecimento, maior do que seria possível numa simples transacção comercial.
Para a criação deste maior valor, cada parte precisa compreender as suas forças, fraquezas e necessidades de ambas, de modo a que possam resolver conflitos e melhorar os seus desempenhos, atingindo assim os objectivos comuns e agregando valor a ambas e ao cliente.
As alianças de parcerias, devem basear-se em alguns critérios:
Ter objectivos claros, diferenciar alianças e transacções comerciais, ter critérios de selecção de parceiros, assegurar que o foco das relações é na geração de valor para o cliente, limitar o objectivo da aliança, definir as fronteiras das informações, definir um acordo que impeça que os parceiros, compartilhem a informação e tecnologia recebida da empresa, com outros clientes, ter relações directas com os parceiros, estar atenta ao mercado e procurar melhores praticas, definir prioridades no relacionamento entre parceiros e empresa, proteger informações confidenciais, definir responsabilidades, manter alianças que realmente tragam retorno e ser o melhor parceiro.
A fim de evitar problemas e má compreensão dos processos e informações, é fundamental a existência de contratos formais entre as empresas.
Com tudo isto que aprendi neste modulo consigo perceber a importância de vários factores para as empresas, por exemplo as novas tecnologias são um factor muito importante nas empresas, para que elas possam sobreviver pois cada vez mais o mercado exige um desenvolvimento maior, e aquelas que não conseguem acompanhar esse desenvolvimento, também não terão muito futuro no mundo dos negócios.
Também melhorei os conhecimentos que tinha adquiridos no módulo 3, sobre as parcerias e a suas importâncias nas empresas.
Por fim acho que este módulo trouxe-me varias competências tanto a nível profissional como pessoal.

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