domingo, 15 de fevereiro de 2009

Reflexão Politicas de Armazenagem

Reflexão Modúlo 10
Politicas de Armazenagem

Como referi no meu percurso de vida a minha última actividade profissional era no Feira nova como operadora de armazém, a minha principal actividade era receber, conferir e armazenar toda a mercadoria chegada ao cais de descarga.
Neste modulo 10 que consistia em política de armazenagem, aprendi muitas coisas alguma que já me eram familiares mas outras que inconscientemente também fazia e nem me dava conta que se chamava assim.
Como se costuma dizer mesmo que seja algo que nos seja familiar aprende-se sempre alguma coisa, e foi isso que aconteceu neste módulo, que desde já digo que foi um dos módulos que gostei bastante, provavelmente porque era uma matéria que já me era familiar.
Aprendemos muita coisa como por exemplo no que consiste a recepção de mercadorias, a recepção de mercadorias é uma actividade de armazém, o seu principal objectivo e assegurar que o vendedor entregou ao armazém o produto certo, na quantidade certa, no tempo certo e em boas condições isto para mim não era nada de novo pois durante um ano foi o que eu fiz.
Mas aprendi que para que a recepção seja bem-feita deve seguir alguns parâmetros, tais como identificar o veiculo, bloquear as rodas do veiculo, verificar o selo do veiculo, posicionar e fixar a dockboard, palatizar ou encaixotar conforme for necessário, descarregar o veiculo, preparar a contagem do material recebido, comparar a contagem com a guia de remessa, separa os artigos da categoria vendável de não vendável, libertar o veiculo, preparar o relatório dos produtos recebidos e despachar os produtos.
Para ser sincera algumas destas actividades ditas em cima eu fazias na Feira Nova nas outras não e fiquei a saber que também são importantes na recepção, por exemplo identificar o veículo, bloquear as rodas, verificar o selo e posicionar e fixar a dockboard eram actividades que eu nunca fiz no Feira Nova e que fiquei a saber que também fazem parte da recepção de mercadorias as outras actividades eu já sabia que pertenciam a recepção de mercadoria.
Todas estas actividades são de elevada importância para a recepção de mercadorias e para o armazém, pois se a recepção for bem-feita pelo operador de armazém, este pode poupar muito trabalho ao resto dos funcionários da empresa.
Para além da recepção de mercadorias também aprendemos o conceito de armazém, há muitas pessoas que acham que um armazém tem que ser um local coberto e fechado e que só serve para guardar mercadorias, mas essas pessoas estão enganadas o armazém é um espaço físico em que se depositam matérias-primas, produtos semi-acabados ou mesmo acabados à espera de serem transferidos.
Age também como regulador do fluxo de mercadorias entre a disponibilidade e a necessidade de fabricantes, comerciantes e consumidores.
Pode também ser considerado um local destinado a fiel guarda e conservação dos materiais, podendo ser um recinto coberto ou não, desde que seja adequado a sua natureza, nestas instalações procede-se à recepção da mercadoria, à sua arrumação, conservação, realização da função picking e expedição.
Mas um armazém pode não ser para armazenagem de produtos, pode também ser um local onde determinado produto se imobiliza durante algum tempo para ser expedido não necessitando de ser armazenado.
Basicamente é para isto que serve o armazém, algo que também já não me era estranho.
As actividades realizadas no armazém são a carga e descarga, a conferência, a armazenagem, o picking, o processamento de pedidos, a emissão de documentos, a gestão de stocks (inventario) e a administração.
No Feira Nova eu também tinha algumas destas funções como a descarga, a conferência, a armazenagem, o processamento de pedidos e o inventário eram tarefas que me competiam, as outras fiquei agora a saber que também fazem parte do armazém.
Como disse logo no princípio da reflexão aprende-se sempre alguma coisa e por o que já reflecti já aprendi muitas coisas.
Por exemplo uma das coisas que eu aprendi foi os tipos de serviços, eu na Feira Nova nunca fazia cargas só fazia descargas e nunca reparei no tipo de serviços que nos era feito.
Mas neste módulo aprendi que existem 3 tipos de serviços a grupagem, a carga completa e o serviço expresso.
Mas agora que aprendi as suas diferenças apercebi-me que no Feira Nova tínhamos 2 tipos de serviços, a grupagem e a carga completa, a grupagem consiste em agrupar varias cargas vindas de vários fornecedores e dirigida a vários recebedores, muitas das vezes nós recebíamos cargas que vinham de vários fornecedores isso sei agora que era um serviço de grupagem.
Mas também recebíamos cargas completas como por exemplo a fruta, o peixe, a carne e os congelados eram uma única carga ou seja uma carga única.
Aprendi essas diferenças neste módulo.
Neste módulo também falamos da arrumação e manutenção, o objectivo é utilizar o espaço nas três dimensões (comprimento, largura e altura), da maneira mais eficiente possível. As instalações do armazém devem proporcionar a movimentação rápida e fácil desde o recebimento até a expedição.
Como eu disse o armazém pode ser coberto ou descoberto, pois há materiais que devido a sua natureza podem ser armazenados em áreas descobertas, o que diminuirá os custos com o armazém.
Neste módulo aprendi também que o housekeeping consiste no método dos 5s que são o descarte, arrumação, limpeza, higiene e a disciplina.
Eu no Feira Nova sempre fiz isto nas não sabia que se chamava housekeeping e que consistia no método dos 5s, mais uma das coisas que aprendi neste modulo.
Por ultimo demos a embalagem na logística, uma embalagem é o conjunto de elementos materiais que, sem fazerem parte do produto, com eles são vendidos com o fim de identificar, proteger, transportar, armazenar e apresentar ao consumidor.
A embalagem consiste em três níveis o primário, o secundário e o terciário ou de transporte.
O primário é a embalagem que está directamente em contacto com o produto, o secundário é a embalagem que esta em contacto com a embalagem primária e a terciário ou de transporte e a embalagem que permite transportar varias unidades do mesmo produto.
A embalagem tem dois tipos de funções a função técnica e a função de marketing, a função técnica serve para a conservação, distribuição, protecção e transporte de produtos, a função de marketing serve para o serviço, para facilitar o transporte, atrair o consumidor, informar sobre a composição do produto, identificar e diferenciar o produto e promover a imagem.
E são estas as funções das embalagens, isto também já me era familiar.
Para terminar gostei bastante deste módulo, pois era uma área onde eu já me sentia familiarizada, mas aprendi muitas coisas que eu não conhecia como dito no ditado popular “estamos sempre aprender”, é verdade embora muitas das coisas ditas neste módulo eu já soube-se, aprendi coisas muito importantes que até agora me tinham passado ao lado.

Nenhum comentário: