O objectivo de uma análise de dados e melhoria de um processo contínuo é, descrever a metodologia geral que garanta a recolha e tratamento sistemático ou pontual de informação de dados e registos, de forma a permitir a análise da eficácia do sistema da gestão da qualidade, iniciar melhorias ou sustenta-las, baseadas em factos. Ou seja estabelecer os critérios e os procedimentos para sistematizar as acções relacionadas ao ciclo de tratamentos de dados e informações essenciais e outras, visando melhorias contínuas.
A análise de dados fornecerá informações relativas, à satisfação do cliente, à conformidade dos requisitos do produto, às características e tendência dos processos e produtos, inclusive oportunidades de acção preventiva e aos fornecedores.
A análise dos dados proporciona informações, ou seja, transmite o conhecimento originado na análise. Os resultados podem ser utilizados para avaliar a satisfação do cliente, fornecer evidências de que o produto atinge os seus requisitos, tomar decisões quanto a acções correctivas ou preventivas, e avaliar a escolha e o desempenho do fornecedor. A organização da empresa XPTO melhorará continuamente a eficácia do sistema de gestão da qualidade mediante o uso da política e dos objectivos da qualidade dos resultados da auditoria, da análise de dados, da acções correctivas e preventivas e da análise da gestão.
A análise de dados ajuda a determinar a causa de problemas existentes ou potenciais, e assim orientar as decisões sobre acções correctivas e preventivas necessárias para a melhoria. Para que haja uma avaliação eficaz, por parte da gerência quanto ao desempenho total da organização, os dados de todas as partes da organização devem ser integrados e analisados. O desempenho geral deve ser apresentado em formato adequado aos diferentes níveis da organização. Os resultados podem servir para determinar, tendências a satisfação do cliente, a eficácia e eficiência do processo; a contribuição do fornecedor, ao sucesso dos objectivos de melhoria do desempenho, a economia da qualidade, das finanças e da performance relacionada com o mercado e as marcas de desempenho e competitividade.
As Acções correctivas e preventivas são uma ferramenta usada para desenvolver/incrementar a melhoria. Ou seja para se poder ter uma análise de dados e melhoria de um processo a empresa tem que ter informações sobre acções correctivas e preventivas.
As acções correctivas são, acções que servem para corrigir as causas das não conformidades que estão identificadas nos relatórios da não conformidade, enquanto as acções preventivas servem, para prevenir futuras não conformidades.
O objectivo da implementação destas acções na empresa XPTO é a melhoria continua da qualidade, do aperfeiçoamento do sistema de gestão da qualidade e o aumento da capacidade da empresa para satisfazer os requisitos. Assim todo e qualquer sector pode eventualmente identificar, promover e implementar acções correctivas e preventivas, que irão ajudar na análise de dados de todo o processo de melhoria.
As auditorias internas da qualidade são também um factor importante para um bom processo de melhoria da empresa XPTO, visto as auditorias interna da qualidade terem como objectivo a definição das metodologias de planeamento e a implementação de auditorias da qualidade interna, de forma a determinar se o sistema de gestão da qualidade está de acordo com os requisitos da norma e com os requisitos do sistema de gestão da qualidade implementados na sinal arte e se é implementado e mantido com eficácia.
Segundo Lajoso (2005) defende que a auditoria interna deve fornecer análises, apreciações, perspectivas, recomendações, resultados, sugestões e informações em qualquer actividade auditada, incluindo a promoção do controlo mais eficaz a custo razoável. Deve supervisionar a eficácia e eficiência do sistema implementado, revelar as fraquezas, determinar as causas, avaliar as consequências e recomendar uma solução que levem os responsáveis a agir. Esta constitui um meio de medir recursos (humanos, materiais, financeiros e informacionais) a fim de que a função liderança possa validar, consolidar ou alterar a sua estratégia.
Assim, a auditoria interna deve actuar em toda a hierarquia da organização, avaliando a eficácia dos seus resultados em relação aos recursos colocados à disposição, bem como a economicidade e eficiência dos controlos internos existentes para a gestão dos recursos.
A auditoria interna, para se adequar às novas tendências tem de ser ágil e flexível em adoptar novos recursos que acrescentem valor à entidade. Tal flexibilidade facilita, entre outras, a comunicação com as partes interessadas das empresas.
Desta forma uma auditoria interna da qualidade na empresa XPTO serve para uma análise de dados e uma melhoria do processo contínuo.
Assim a empresa com uma auditoria interna da qualidade, uma acção correctiva e uma acção preventiva e com uma analise de dados de melhoria continua, consegue criar e manter um bom serviço.
A análise de dados fornecerá informações relativas, à satisfação do cliente, à conformidade dos requisitos do produto, às características e tendência dos processos e produtos, inclusive oportunidades de acção preventiva e aos fornecedores.
A análise dos dados proporciona informações, ou seja, transmite o conhecimento originado na análise. Os resultados podem ser utilizados para avaliar a satisfação do cliente, fornecer evidências de que o produto atinge os seus requisitos, tomar decisões quanto a acções correctivas ou preventivas, e avaliar a escolha e o desempenho do fornecedor. A organização da empresa XPTO melhorará continuamente a eficácia do sistema de gestão da qualidade mediante o uso da política e dos objectivos da qualidade dos resultados da auditoria, da análise de dados, da acções correctivas e preventivas e da análise da gestão.
A análise de dados ajuda a determinar a causa de problemas existentes ou potenciais, e assim orientar as decisões sobre acções correctivas e preventivas necessárias para a melhoria. Para que haja uma avaliação eficaz, por parte da gerência quanto ao desempenho total da organização, os dados de todas as partes da organização devem ser integrados e analisados. O desempenho geral deve ser apresentado em formato adequado aos diferentes níveis da organização. Os resultados podem servir para determinar, tendências a satisfação do cliente, a eficácia e eficiência do processo; a contribuição do fornecedor, ao sucesso dos objectivos de melhoria do desempenho, a economia da qualidade, das finanças e da performance relacionada com o mercado e as marcas de desempenho e competitividade.
As Acções correctivas e preventivas são uma ferramenta usada para desenvolver/incrementar a melhoria. Ou seja para se poder ter uma análise de dados e melhoria de um processo a empresa tem que ter informações sobre acções correctivas e preventivas.
As acções correctivas são, acções que servem para corrigir as causas das não conformidades que estão identificadas nos relatórios da não conformidade, enquanto as acções preventivas servem, para prevenir futuras não conformidades.
O objectivo da implementação destas acções na empresa XPTO é a melhoria continua da qualidade, do aperfeiçoamento do sistema de gestão da qualidade e o aumento da capacidade da empresa para satisfazer os requisitos. Assim todo e qualquer sector pode eventualmente identificar, promover e implementar acções correctivas e preventivas, que irão ajudar na análise de dados de todo o processo de melhoria.
As auditorias internas da qualidade são também um factor importante para um bom processo de melhoria da empresa XPTO, visto as auditorias interna da qualidade terem como objectivo a definição das metodologias de planeamento e a implementação de auditorias da qualidade interna, de forma a determinar se o sistema de gestão da qualidade está de acordo com os requisitos da norma e com os requisitos do sistema de gestão da qualidade implementados na sinal arte e se é implementado e mantido com eficácia.
Segundo Lajoso (2005) defende que a auditoria interna deve fornecer análises, apreciações, perspectivas, recomendações, resultados, sugestões e informações em qualquer actividade auditada, incluindo a promoção do controlo mais eficaz a custo razoável. Deve supervisionar a eficácia e eficiência do sistema implementado, revelar as fraquezas, determinar as causas, avaliar as consequências e recomendar uma solução que levem os responsáveis a agir. Esta constitui um meio de medir recursos (humanos, materiais, financeiros e informacionais) a fim de que a função liderança possa validar, consolidar ou alterar a sua estratégia.
Assim, a auditoria interna deve actuar em toda a hierarquia da organização, avaliando a eficácia dos seus resultados em relação aos recursos colocados à disposição, bem como a economicidade e eficiência dos controlos internos existentes para a gestão dos recursos.
A auditoria interna, para se adequar às novas tendências tem de ser ágil e flexível em adoptar novos recursos que acrescentem valor à entidade. Tal flexibilidade facilita, entre outras, a comunicação com as partes interessadas das empresas.
Desta forma uma auditoria interna da qualidade na empresa XPTO serve para uma análise de dados e uma melhoria do processo contínuo.
Assim a empresa com uma auditoria interna da qualidade, uma acção correctiva e uma acção preventiva e com uma analise de dados de melhoria continua, consegue criar e manter um bom serviço.
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