terça-feira, 28 de julho de 2009

Reflexão mod.13 e 18


Sistemas informáticos na gestão de armazém e Sistema de informação logístico
Uma das grandes chaves para aumentar a competitividade no actual mundo dos negócios é acima de tudo a satisfação do cliente e o seu sucesso. A logística integrada procura atingir essa satisfação através da implementação das funções, tanto as funções internas à organização como à distribuição física. Ela é responsável pelo destino que o produto tem, desde a saída da linha de produção até a entrega ao cliente, onde também a actividade de armazenamento ganha muita importância frente às actuais mudanças no mercado empresarial.
As empresas através de uma eficiente administração de armazenagem e de um bom sistema de informação, consegue a redução de stocks, a optimização da movimentação e da utilização do armazém, um atendimento rápido ao cliente e à linha produtiva, pode também alcançar uma redução do material obsoleto, e obter uma maior precisão nas informações, etc. … Com um bom sistema e com tudo o que referi em cima é possível que as empresas possam diminuir custos, melhorar a integração do processo de armazenagem e melhorar o atendimento ao cliente.
Para que as empresas possam alcançar estes objectivos foram criados os sistemas de gestão de armazéns e de informações logísticas.
A logística pode ser considerada a última fronteira na redução de custos numa empresa, pode também ser considerada uma plataforma para a modernização das empresas, sendo uma grande importância para o desenvolvimento de um negócio.
Dai a importância do conceito de logística integrada a qual visa controlar e optimizar os fluxos de informação e o fluxo físico entre os elos da cadeia de suprimento, dentro de objectivos estratégicos definidos, criando vantagens competitivas e diminuindo desperdícios ao longo de toda a cadeia.
Pode-se dizer que a armazenagem é uma das áreas mais tradicionais da logística e tem passado por profundas transformações nos últimos anos. Essas mudanças reflectem-se na implementação de novos sistemas de informação aplicadas à gestão da armazenagem, em sistemas automáticos de movimentação e separação de produtos e até na revisão do conceito do armazém, com a principal função de stocks de produtos. Durante o módulo falamos muito do sistema para a gestão de informações o MRP, mas existem muitos outros softwares no mercado como podem ver no trabalho que fizemos para a escolha do melhor software, para a Futurlog, trabalho esse que está anexo a esta reflexão.
As tecnologias de informação ou sistemas de informação, são ferramentas que servem para facilitar as integrações entre as empresas de uma cadeia produtiva diminuindo o tempo de transacções, pedidos, compras, facilitando o fluxo de informações, diminuindo os custos provenientes dos erros humanos, optimizando processos etc., a fim de atingir os objectivos estratégicos de um negócio. Este processo integrado é constituído por quatro níveis de funcionalidade, Transacções, Controlo de gestão, Análise de decisão e Planeamento estratégico.
As empresas que tiverem um sistema de informação logística, a partida distinguem-se logo das outras, pois conseguem manter toda a gestão da empresa organizada.
O MRP é um sistema de informações que planeia, programa e controla as operações do armazém, abrangendo todas as funções, desde a chegada do veículo ao cais, desde o recebimento dos materiais, passando também pelo stock, pela separação do pedido, pela reposição e o controlo dos stocks, pelo inventário, pela programação e o controlo do embarque e pela libertação dos veículos. O sistema MRP2 é um sistema que interage com outros parceiros de negócio por exemplo clientes, fornecedores, parcerias, etc. … o que faz deste sistema um sistema adequado a vários tipos de empresa.
 Nestes módulos, de formação onde falamos de “ sistemas informáticos na gestão de armazém e sistema de informação logístico”, podemos ver a importância e as vantagens que um software pode trazer para as empresas, seja ele qual for, e seja a empresa de que ramo for.
Também podemos concluir que os softwares, de um modo geral, atendem às necessidades das empresas, mostrando eficiência nos processos de customizações e implementação. 


Nenhum comentário: